Rio São Francisco: Chegada de outubro preocupa autoridades


Caso a chuva não regularize a partir de novembro no semiárido, os municípios banhados pelo rio São Francisco podem sofrer graves problemas, inclusive com a captação de água para consumo humano. Segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Cláudia Valéria a estiagem na maior parte desses municípios é comum entre os meses de março e novembro. Por isso, espera-se que até a primeira quinzena de novembro, volte a chover em algumas cidades.

A recente redução para 550 milimetros cúbicos de água da vazão diária de água da barragem de Sobradinho, no Norte da Bahia – o menor patamar já adotado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) – poderá afetar diretamente as populações ribeirinhas dos municípios pernambucanos. São quase 70 cidades do Sertão do Estado banhados pelo Velho Chico – sendo Petrolina o primeiro a ser atingido por ser o mais próximo, a 40km da barragem. A situação para Pernambuco é preocupante, alerta o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), visto que o Estado é totalmente dependente da vazão de Sobradinho. É essa usina hidrelétrica que regula o nível de água não só para o baixo, mas para toda a parte submédia da bacia do rio, onde Pernambuco está inserido.

As chuvas abaixo da média nos últimos cinco anos, justifica a ANA, tem sido o motivo principal para a instituição vir autorizando a redução da vazão mínima defluente (água que sai). A vazão de Sobradinho, que começou a operar em 1979, vem diminuindo desde abril de 2013, quando passou a ser menor do que 1,3 mil metros cúbicos por segundo, a vazão ambientalmente correta. E agora, passa a operar com 550 m³/s. De acordo com a ANA, a nova regra vale até 30 de novembro, quando finaliza o Dia do Rio.

A escassez no reservatório de Sobradinho, que hoje opera com 5% da sua capacidade total, obrigou outras barragens a suprirem a demanda de abastecimento. De acordo com a Compesa, desde março, a captação do Sistema Adutor do Pajeú, situado no município de Floresta, passou a atender também a cidade de Princesa Isabel, na Paraíba.

.
Redação blog com informações CHBSF Foto: Ney Vital

Comentários