Seca: Municípios no norte da BA voltam a enfrentar dificuldades para captação de água no Velho Chico


Como este Blog vem mostrando e chamando a atenção, está cada vez mais difícil a captação de água no Rio São Francisco, em várias cidades da região norte da Bahia. Sento-Sé, Casa Nova, Remanso e Sobradinho são alguns dos municípios em que as prefeituras estão tentando soluções para amenizar o problema.

Situações parecidas já aconteceram em anos anteriores, mas segundo informações repassadas a este Blog, o problema de agora seria muito maior. Boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgado ontem (13), aponta que o Lago de Sobradinho está com apenas 9,19% da sua capacidade total de armazenamento.

Devido à baixa no volume d’água no Velho Chico, motores de bombeamento estão sendo posicionados em locais mais distantes. Em Sento-Sé, por exemplo, a prefeitura abastece os povoados que ficam na sua maioria a mais de 100 km do ponto de captação e até mesmo parte da cidade com carros-pipa.

Como medida emergencial, os secretários estão fazendo levantamento do que é necessário para a elaboração de relatório com relação aos custos e necessidades do município em obter fundos oriundos da Defesa Civil, para minimizar despesas com a seca e a baixa do Lago. O alerta continua.

(foto/arquivo divulgação Prefeitura de Sento-Sé)
Fonte: Carlos Britto

Comentários