Piritiba: Promotora emite parecer favorável e sindicato consegue destravar concurso de 2007


O concurso de 2007 da prefeitura municipal e Piritiba, na Chapada Diamantina, que estava travado desde 2009, agora teve solução. Nesta sexta-feira (17), em contato com o Jornal da Chapada, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Piritiba (Sindsemp), Cleide Lima, informou que a promotora de justiça Ministério do Público, Tarcila Amaral, deu o parecer favorável ao concurso, comprovando que não houve irregularidades. O parecer foi aceito pela juíza titular de Piritiba, Amanda Ramos Andrade, que emitiu decisão a favor dos concursados, na última terça-feira, dia 14 de março.

Os funcionários municipais de Piritiba, foram admitidos após um concurso público no ano de 2007, mas foram demitidos em 2009 e cobravam a reintegração de seus cargos durante todo esse tempo. A decisão foi comemorada por todos os profissionais e representantes do Sindsemp, como a presidente Cleide, que considerou ser “mais uma vitória na sua trajetória de militante sindical”. “Ajudei a pai, mãe e jovem retornarem às suas funções trabalhistas, nada fiz para receber reconhecimento, pois o reconhecimento quem nos dar é Deus, mas o sucesso teve nosso apoio”, salienta a sindicalista em contato com o Jornal da Chapada.

Desde de 2009 que este processo do concurso estava parado na justiça. Em dezembro de 2015, a presidente Cleide Lima procurou o advogado do concurso, João Requião, para ajudar os concursados para que retornassem a lutar para ter de volta seus concursos. A ação também contou com a participação ativa da secretária do Sindsemp, Roberta Mendes, que coordenou um ato público dos concursados no Fórum local. Durante este período, a presidente, a secretária do Sindsemp e o advogado se empenharam para destravar o concurso e contaram com o apoio da promotora e da juíza, que foram solicitadas para resolver o problema.

Fonte: Jornal da Chapada

Comentários